30 de outubro de 2010

Saúde bucal

Como já dizia meu avô (pelas palavras da minha mãe, pois ele desencarnou antes de eu nascer), respeito é bom e faz bem para os dentes. É, eu sei, mesmo sendo verdade, essa frase é um tanto brutal.

Respeitar aos outros, à você, à natureza, aos animais, realmente faz bem para quem o exerce e para quem o recebe.

Respeito, acima de tudo, é não julgar, é aceitar e compreender, principalmente aqueles que se ama, aqueles que se gosta, amigos e parentes, mas também os desconhecidos, aqueles que não fazem parte da nossa vida, e também, como todo bom lutador sabe, respeitar o “inimigo”.

Se você vê algum amigo fazendo algo que você não faria, ainda que não seja algo errado, apenas não é do seu gosto (usar certo tipo de roupa, falar/expressar-se de determinado jeito, conduzir seus sentimentos de certa forma), você julga, faz piadas contra a vontade da pessoa, discrimina?

Muitas vezes julgamos (eu me incluo aqui) sem realmente saber de toda a situação. Você sabe por tudo o que a pessoa já passou para tomar tais atitudes? Você sabe a real razão dos seus atos? A menos que ela tenha te (nos) falado, fica difícil se só olharmos por fora.

Às vezes uma pessoa pode estar sentindo uma grande dor durante anos e tudo o que ela quer é esquecer dessa dor. Por isso ela tenta, tenta e nunca deixa de tentar, ainda que cometa muitos erros e falhe diversas vezes. Erra é humano, perdoar é divino. É por isso que estamos aqui, para errar e aprender com nossos erros.

Quando tem uma farpa no seu dedo, ela te incomoda e você quer tirar, não é? Se há alguma dor no seu corpo, você procura um meio de acabar com ela, certo? Será que as pessoas que julgamos não estão tentando fazer a mesma coisa que nós? Às vezes sim. Falo isso porque já julguei quem não merecia e sei do que estou falando. Sei também que cada um que ler esse texto já fez/está fazendo isso. Se você não julga ou não erra, pode ir embora da Terra porque aqui não é o seu lugar.

Só porque uma pessoa tem uma visão diferente das coisas que a maioria das pessoas significa que a visão dela é errada?

O melhor erro é aquele que cometemos tentando acertar.

Vamos sempre, eu e você, procurar saber sobre tudo o que está por trás das atitudes de uma pessoa antes de falar qualquer coisa dela. Se você não quiser fazer isso, não fale, pois palavras mal colocadas podem machucar mais que um soco na cara. E se for falar, fale diretamente com a pessoa, não para outros ou pelas costas, é a pior coisa que podemos fazer...

;D

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management